domingo, 11 de novembro de 2012

~ Comentários ~


Simone:
 http://simone-marin.blogspot.com.br
Felipe : 
http://felipegarcia1998.blogspot.com.br/
Letize:
http://letizeazambuja.blogspot.com.br/

CÉLULAS-TRONCO

As celulas tronco são capazes de gerar cópias, auto regeneração, assim gerando uma copia igual a si, e podendo se diferenciar em tecidos variados e é uma das áreas que vem cada vez mais sendo procurada por ter tanta utilidade e  potencial para mudar a medicina regenerando órgãos e etc. São encontradas em embriões, tecidos adultos, são feitos também para apenas pesquisas, elas tem uma enorme transformação celular.

Existem diferenças entre as células-tronco embrionárias e adultas, as adultas podem ser encontradas em diferentes tecidos e pode se renovar com algumas limitações ela se diferencia para produzir células especializadas no tecido a qual se formou, chamada de Multipotente. As embrionárias são celulas do embrião primitivas capazes de se tornar varios tipos de celulas especializados em orgãos e tecidos,chamada de Pluripotente.

As Pluripotentes são capazes de se diferenciar em quase todos tecidos humanos exceto na placenta e anexos embrionarios e em volta do quinto dia é considerada um blastoscisto  que são células pluripotentes, enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias.

São utilizadas para substituir celulas não eficientes mais por alguma deficiencia, duenças ou tecidos lesionados, pesquisas dizem que podem conseguir muitos tratamentos, talvez até a cura em alguns casos quem sabe para duenças sem cura tais como diabete, Alzheimer, infarto e Parkinson, principio usado como no transplante da medula óssea em um paciente de leucemia as células da medula óssea são criadas novas celulas sanguíneas.


Para o uso das células-tronco utilizando as técnicas disponíveis hoje em dia, é preciso tirar o chamado “botão embrionário”, destruindo o embrião, e isso é condenado por algumas religiões.
Há idéias de que no futuro encontrem técnicas capazes de preservar o embrião, o que eliminaria as resistências das tais religiões.  Como ciência e religião raramente concordam um com o outro, acho que sempre haverá uma “briga”.